Blog do Homem Estupendo

O "blog" de um homem que é tudo menos estupendo...

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

quarta-feira, julho 14, 2004

Sobre abismos e abissos

Ontem, quando estava a ver um jogo da Copa América com um amigo, o comentador referiu-se a algo como "abissal". O meu parceiro de tristes noites futebolísticas saiu-se com esta: "olha lá, se se diz abismo, de onde é que vem o abissal?"
Um grande ponto de interrogação surgiu sobre a minha cabeça, e ele era bem grande, visto haver na minha pessoa responsabilidades acrescidas por não saber responder àquela questão. De facto, ainda que o mestrado em linguística esteja a correr bem, ainda há muito para aprender, todos os dias e a toda a hora.
No avançado da noite, ainda formulei uma hipótese que, curiosamente, não anda muito longe da verdade.
Com rigor científico, e atestado pelos livros que consultei, aqui vai a explicação:

Abism- é um antepositivo que vem do latim abyssus,i (it. abisso, fr.ant. provç.cat. abi[s]),o qual, por sua vez e como é frequente, deriva do grego ábussos,on,on que significava sem fundo, ou de uma profundidade imensa. O substantivo passou por intermédio da Igreja às línguas românicas sob a forma culta de "abisso" e a de um dobrete popular *abismus (fr. abîme, provç.cat. abisme, esp. [> logd. abismu], port. abismo). Em português temos, assim, dois radicais: o popular abism- e o culto abiss-. Por isso temos palavras como: abismado, abismador, abismal, abismamento, abismante, abismar, abismático, abismense, abísmico, abismo, abismoso; e abissal, abissar, abíssico, abisso, abissodinamia, abissodinâmico, abissolítico, abissólito. No entanto, embora abisso e abismo sejam palavras idênticas em conteúdo e a sua diferença gráfica seja apenas provocada pelo cunho erudito da primeira, e pelo cariz popular da segunda, as formas abism- são hoje muito mais vulgares, conservando-se os adjectivos abissal e abismal, sendo que, um pouco surpreendentemente, o erudito parece ser mais frequente.

Estamos entendidos?

Até uma próxima lição...

Counter Stats
magazines
magazines Counter