Blog do Homem Estupendo

O "blog" de um homem que é tudo menos estupendo...

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

terça-feira, junho 08, 2004

Mamas e D. Duarte…

Meus caros amigos, hoje trago-vos um verdadeiro achado. Ofereço-vos uma pérola da nossa literatura, pérola essa que constitui uma prova incontornável da angústia provocada por uma questão realmente intemporal, a que vou chamar: “as mamas da minha amiga, são sempre melhores do que as minhas”.

Calma, não estou preocupado com as minhas; estou sim a nomear uma inquietação invejosa que toda e qualquer gaja parece ter.

Porém, minhas amigas, não procurem mais nas bibliotecas nem nas revistas femininas da Impala. Dêem descanso aos cirurgiões plásticos, e deixem o silicone para revestir os azulejos das nossas casas-de-banho.

El rei D. Duarte, esse grande sabichão, apresenta a solução num texto que agora transcrevo com a grafia da época.

Deliciem-se!

“Mezinha pêra as tetas das molheres quando parirem, y non só
Tomem mynhocas e frijam nas em manteigua e ponham emprasto sobre as mamas e outro antre as espadoas, esto fação tres diaspoendo cada dia emprasto nouo.
Tomem raízes d’abroteas e pysem nas e delyem nas com olio de maçela e ponham antre as espadoas.
Tomem semente d’algodom e façam dela po e amassem com vinagre e ponham emprasto sobre as mamas três dias.”
1423-1438


(Há um texto de um aio de D. Duarte que refere que o rei era um verdadeiro santo curandeiro e que estava sempre pronto a aplicar esta mezinha nas mulheres que o requisitavam.

Isto é que é verdadeira disponibilidade e nobreza de espírito.

Ou então não…

Que saudades deste D. Duarte, face ao Duarte que temos hoje…)

Counter Stats
magazines
magazines Counter